SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Educação popular em saúde e descolonização em tempos de negacionismoExtensão popular: bases teórico-metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BALDO, Ana Maria  e  GARCIA, Elisete Enir Bernardi. Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.57-68.  Epub 21-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16014.

Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.

Palavras-chave : Níveis de consciência; Educação; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )