SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Extensão popular: bases teórico-metodológicasDESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA E POPULAR: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ECKHARDT, Fabiana; SILVA, Fabiano Soares  e  SIMOES, Renato. Pesquisa com o cotidiano: ação, participação e transformação na educação pública. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.86-99.  Epub 22-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16046.

O presente artigo busca apresentar a Pesquisa com o cotidiano como uma metodologia participativa que, tomando o diálogo como princípio metodológico e epistemológico, balizado pela relação sujeito-sujeito, tem nos permitido compreender o cotidiano como espaçotempo de reivindicação, contestação, reflexão, elaboração da realidade concreta e produção de conhecimento. Tal compreensão atrelada ao legado da educação popular no Brasil e na América Latina nos auxilia a formular possibilidades em busca da garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade a crianças, adolescentes, jovens e adultos das classes populares.

Palavras-chave : Pesquisa com o cotidiano; Educação pública; Educação popular; Metodologias; Diálogo com as classes populares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )