SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Pesquisa com o cotidiano: ação, participação e transformação na educação públicaUm canto para ser mais: música e resistência no Vale do Jequitinhonha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ALENCAR, Carolina Silva de; MACEDO, Nayara Alves  e  PESSANHA, Fabiana Nery de Lima. DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA E POPULAR: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.100-114.  Epub 22-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16086.

O presente artigo aborda alguns desafios contemporâneos da Educação Infantil, na perspectiva da democratização de práticas dialógicas tecidas com crianças e famílias das classes populares. Nosso objetivo é trazer elementos que provoquem deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que rompam com o caráter monocultural nos processos formativos - um projeto de educação popular como uma práxis em construção. Para tanto, trazemos o pensamento de Paulo Freire como fio condutor a um convite reflexivo que nos leve a reconhecer as tensões e os conflitos em disputa no acolhimento das infâncias e famílias das classes populares na Educação Infantil pública.

Palavras-chave : Práticas democráticas; Educação Infantil; Educação Popular; Diálogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )