SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Um canto para ser mais: música e resistência no Vale do JequitinhonhaPara além dos manuais: reflexões sobre o ensino de psicologia do desenvolvimento nas ciências da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

JIMENEZ, Marcos Raul Mejia. Paradoxos da educação popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e coronavírus. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.131-146.  Epub 25-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16263.

A partir da ideia de seu próprio acúmulo histórico, é permitido afirmar que a educação popular é um paradigma indiciário que vem consolidando um corpo teórico-prático que provê uma organização conceitual e metodológica. Como principais indícios geradores, apresentam-se: alguns antecedentes históricos que configuram sua proposta; um fundamento prático conceitual que o dota de um acúmulo próprio; uma proposta de epistemologias da diversidade e do Sul; alguns desenvolvimentos pedagógicos específicos; a emergência de processos investigativos a partir da prática; e uma busca identitária de caráter interdisciplinar a partir do pluriverso. A partir disso, identificam-se os paradoxos da Educação Popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e de coronavírus.

Palavras-chave : Educação Popular; Governos progressitas; Coronavírus; Paulo Freire.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )