SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Paradoxos da educação popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e coronavírusO estado do conhecimento sobre as salas de recursos multifuncionais: as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Para além dos manuais: reflexões sobre o ensino de psicologia do desenvolvimento nas ciências da saúde. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.147-159.  Epub 26-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15408.

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino de Psicologia do Desenvolvimento em cursos de graduação da área de ciências da saúde. Tal disciplina orienta-se didaticamente em torno das fases desenvolvimentais e das características atribuídas a cada etapa que balizarão a oferta de cuidado voltado às necessidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute-se que essa perspectiva está centrada no critério etário, desconsiderando outras descrições e outros marcadores, como a cultura. Deve-se ultrapassar uma ciência focada exclusivamente em determinados processos que tradicionalmente caracterizam o desenvolvimento, oferecendo condições para a emergência de uma ciência do desenvolvimento crítica.

Palavras-chave : Psicologia do Desenvolvimento; Currículo; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )