SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2O estado do conhecimento sobre as salas de recursos multifuncionais: as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu no BrasilOs sentidos da escola contemporânea: deslocamentos a partir das narrativas de jovens alunos e alunas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SILVA, Marcelo Oliveira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de  e  LOPES, Amanda de Oliveira. Os manuais e a pedagogização da docência na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.177-191.  Epub 27-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14327.

Este artigo tem como foco discutir as tecnologias de pedagogização da docência presentes no manual: Campos de experiências - efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil. Entende-se como pedagogização o conjunto de estratégias discursivas por meio das quais se busca decodificar, traduzir e ensinar para os professores de um modo acentuadamente prescritivo e "didático”. A metodologia utilizada é a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Os resultados indicam a necessidade de que continuem sendo problematizados os discursos presentes em manuais de formação, pois a docência deveria ser pensada para além de roteiros regulatórios, mas como espaço de criação e invenção.

Palavras-chave : Educação Infantil; Discurso; Pedagogização; Docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )