Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
BEZERRA, Daniella de Souza e FREITAS, Thaisa Lemos de. Sob os prismas da educação integral e da complexidade possibilidades para o ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.69-83. Epub 11-Jul-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16541.
O texto apresenta aproximações entre ensino médio de tempo integral, educação integral e epistemologia da complexidade. Discute-se o sentido do tempo e da formação destinada à juventude brasileira. Em seguida, discorre-se acerca dos sentidos da educação popular na perspectiva integral. Ao final, aprofunda-se sobre as formas de organização do trabalho pedagógico e curricular na perspectiva complexa, como vias de superação de uma formação resignada diante da realidade.
Palavras-chave : Ensino médio; Tempo integral; Educação integral; Complexidade.