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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SILVA, Evelyn Freire da  e  HOLLERBACH, Joana D'Arc Germano. O BID e a educação secundária na América Latina: fomento da desigualdade, consenso para a dualidade. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.24-38.  Epub 23-Jun-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17624.

Este artigo tem como objetivo analisar as recomendações do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Educação Secundária nos países da América Latina. Para tanto, realizou-se análise documental de uma produção do Banco, sendo o trabalho de cunho qualitativo e orientado pelo referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético. A partir da investigação realizada foi possível compreender que as orientações e concepções presentes no documento produzido pelo BID estão alinhadas à lógica do capital, contribuindo para perpetuação de desigualdades e da dualidade histórica presente na educação brasileira, desconsiderando a realidade material vivenciada pelos países da região.

Palavras-chave : Ensino Secundário; Organizações internacionais; Políticas educacionais.

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