Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
NAIDORF, Judith; VASEN, Federico e ALONSO, Mauro. AGREGAR CRITÉRIOS EM UM SISTEMA FRAGMENTADO. TENSÕES EM TORNO DA AVALIAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO APLICADA E DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA ORIGEM DOS PROJECTOS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E SOCIAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13325. Epub 17-Jan-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13325.
Os projetos de desenvolvimento tecnológico e social surgiram como uma resposta derivada do problema de avaliação acadêmica na Argentina. Seu surgimento data das comissões convocadas pelo então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, em 2011 e 2012, que procuraram rever os parâmetros de avaliação da tarefa científica. A análise que segue recupera 50 entrevistas com os principais intervenientes no processo de criação de ferramenta de ajuste da política científica acima citada (funcionários, coordenadores de projeto, equipes de investigação, membros da acreditação comissionada do Banco PDTS, membros e coordenadores de comissões especiais do Conicet que avaliam pedidos de promoção e relatórios de pesquisadores envolvidos no PDTS), além de uma revisão documental detalhada de formulários de solicitação, grades de avaliação e atas de comissões, bem como uma atualizada revisão da literatura e análise das políticas científicas. Em nossa análise, destacamos a conscientização dos funcionários sobre a importância dos critérios de avaliação para abordar o problema da falta de pesquisa aplicada e tecnológica. A geração de instâncias de diálogo e articulação em um sistema científico altamente fragmentado foi outro efeito interessante do processo.
Palavras-chave : Avaliação Acadêmica; Política Científica; Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Social..