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Artigo
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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
SILVA, Cláudio Rodrigues da e RI, Neusa Maria Dal. FORMAÇÃO DOS PRÓPRIOS EDUCADORES: UM PRINCÍPIO EDUCATIVO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e7581. Epub 17-Jan-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n49.7581.
Este texto aborda a formação de educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e tem como principal objetivo demonstrar que a formação dos próprios educadores é um princípio educativo essencial do projeto educacional desse Movimento. Articulada a outros princípios, a formação dos próprios educadores é fundamental para a educação dos Sem Terra, em conformidade com a pedagogia e as diretrizes político-econômicas do MST, que tem registrado avanços importantes nesse quesito recorrente na história da educação e presente em iniciativas teórico-práticas de diferentes movimentos sociais de trabalhadores desde o século XIX. Esta investigação está integrada a projeto mais amplo e foi efetuada a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os procedimentos realizados foram o levantamento, seleção e leitura de obras e textos relativos à temática e de documentos publicados pelo MST. Após, operouse a sistematização e interpretação dos dados coletados.
Palavras-chave : Autoeducação; Educação em Movimentos Sociais; Educação e Trabalho; Formação de Professores; MST..