SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SUBJUGADA À LÓGICA ECONÔMICA: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICATRABALHADORES COM EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

LEAL, Rafaela Esteves Godinho  e  SALES, Shirlei Rezende. METODOLOGIAS ATIVAS: EFEITOS DE VERDADE ACERCA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DENTRO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e10725.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10725.

A inovação tornou-se um imperativo na sociedade contemporânea. Nela, à docência universitária é convocada a utilizar metodologias ativas como forma de inovar no ensino. Divulga-se que essas metodologias produzem sujeitos ativos e autônomos. Nesse sentido, neste artigo busca-se compreender os efeitos de verdade acerca das metodologias ativas na produção de estudantes ativas/os. Ele traz parte dos resultados de uma pesquisa, cujo corpus é constituído pelos ditos em circulação no curso de formação de professoras/es universitárias/os, bem como de entrevistas realizadas com participantes dessa formação. Utilizou-se como referencial as ferramentas teóricas e analíticas do filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder e verdade. Por meio da rede metodológica que articulou elementos da netnografia educacional, de entrevistas narrativas e da análise do discurso de inspiração foucaultiana, desenvolveu-se o argumento de que a docência inovadora está em continuidade com a produção da posição de sujeito discipulus iacto. Conclui-se que as demandas postas à docência universitária inovadora, para utilizar metodologias ativas, atendem à urgência de forjar a posição de sujeito discipulus iacto na racionalidade neoliberal. As demandas pelo uso de metodologias ativas, portanto, governam as condutas discentes e docentes no ensino universitário inovador.

Palavras-chave : docência do ensino superior; inovação; metodologias ativas; racionalidade neoliberal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )