Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
BRITO, Katia Cristina Custódio Ferreira; SILVA, Ângela Noleto da e BRITO, Ana Gabriela Ferreira. DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS NOS ESCRITOS FREIREANOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e15797. Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15797.
Este artigo propõe uma análise dos conceitos de participação e democracia apresentados por Paulo Freire em seus diversos escritos. O objeto da pesquisa consiste no postulado teórico de Paulo Freire no que se refere a esses conceitos. A questão formulada visa identificar como se apresentam e se relacionam na obra freireana os conceitos de democracia e participação e em que medida possibilitam sua reconstrução em tempos de retorno a práticas e regulamentações conservadoras no âmbito educacional. Com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa e estudos bibliográficos, identificou-se nos escritos do autor uma sequência de análises que propicia o entendimento da relação entre os conceitos e a possibilidade de diálogo, de compreensão do outro e de recondução para novos caminhos. Observam-se reflexões que explicitam a democracia como caminho do educar e do ser mais. Ademais, concluiu-se que tais conceitos não possuem valor em si só, mas na prática cotidiana.
Palavras-chave : democracia; gestão escolar; participação; Paulo Freire.