Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
PATRICIO, Taís Kozlakowski e RIBEIRO, Cintya Regina. NEUROCIÊNCIA E OUTRAS MODULAÇÕES SUBJETIVAS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA REVISTA NOVA ESCOLA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e10788. Epub 06-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10788.
Focalizando a prevalência discursiva da neurociência na contemporaneidade, o artigo visa apreender os modos como os saberes pedagógicos, psicológicos, biológicos e neurológicos têm se articulado num âmbito específico da produção discursiva educacional brasileira atual, a fim de matizar seus efeitos nos processos de veridicção e constituição de subjetividades. Inspirando-se teórico-metodologicamente em Michel Foucault, toma como locus documental um conjunto de publicações da revista de divulgação pedagógica Nova Escola, no período de 2011 a 2016. A análise discursiva de enunciados aponta três principais aspectos: articulação entre corpo e subjetividade; atualização das discursividades de expertise nos processos de patologização e medicalização da vida; reconfiguração das políticas de cognição.
Palavras-chave : biopolítica; cognição; corpo; neurociência; subjetividade..