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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
HERNANDEZ, Walfredo González; REVILLA, Dayana Olivia Hernández e CASTILLO, Juan Manuel González. A MIGRAÇÃO PARA O SOFTWARE LIVRE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE SOBERANIA TECNOLÓGICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e17195. Epub 06-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n58.17195.
É analisada a concepção de soberania tecnológica para o tratamento dos sistemas a serem implantados no país e as decisões sobre sua modificação. No entanto, esse é um processo complexo para sua implementação, se o desenvolvimento de competências informacionais em professores de informática, com base em software livre, não for alcançado. A análise da formação desses profissionais deve partir da estruturação de um projeto curricular com disciplinas próprias e optativas que se estruturam de acordo com os objetivos do processo formativo e as relações necessárias que se estabelecem entre elas. O artigo apresenta uma abordagem para esse problema.
Palavras-chave : desenho curricular; ensino de informática; soberania tecnológica..