SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60PENEIRAS QUE CIRANDAM: PARECERES PEDAGÓGICOS E PRODUÇÃO DAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTILNAS ONDAS DO RÁDIO: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NO CONTEXTO ESCOLAR OBRIGATÓRIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; BELEZE, Nathalia Martins  e  FRANCO, Sandra Aparecida Pires. VIVÊNCIAS LITERÁRIAS E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e13596.  Epub 08-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13596.

Esta pesquisa tem como objetivo repensar a leitura literária e suas práticas pedagógicas a partir da Teoria Histórico-Cultural e de autores contemporâneos da leitura e da literatura na infância. Nesse sentido, questiona-se: quais práticas pedagógicas podem contribuir para a formação do leitor desde a mais tenra idade? Para isso, a partir de uma pesquisa qualitativa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil no estado do Paraná, buscou-se analisar práticas pedagógicas organizadas por meio de obras literárias clássicas. A abordagem e os instrumentos metodológicos utilizados foram aprovados por comitê de ética, conforme estabelecido para a pesquisa científica. Com base nos dados analisados, conclui-se que a ação docente, aliada à literatura infantil, constituiu-se como uma das possíveis travessias para criar necessidades na formação da identidade leitora desde a infância.

Palavras-chave : leitura; literatura; educação infantil; práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )