Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
MARIN, Yonier Alexander Orozco; SANCHEZ, Jenny Paola Morales e CASSIANI, Suzani. "NÃO CONSIGO RESPIRAR": ENSINO DA RESPIRAÇÃO CELULAR EM PERSPECTIVA ANTI-RACISTA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e21732. Epub 08-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21732.
O objetivo do trabalho foi construir possibilidades para promover a luta antirracista no ensino de ciências naturais e biologia, por meio da caracterização dos aprendizados construídos por duas alunas da sétima série de uma escola de Bogotá, DC, durante a aplicação de uma sequência didática sobre o conceito de respiração celular associada à resistência ancestral dos povos indígenas da Colômbia com a chicha, uma bebida fermentada andina. Os aprendizados, caracterizados qualitativamente no início, durante e no final da sequência didática, mostram que as alunas construíram explicações integrando macro e micro níveis sobre a fermentação, reconhecendo a resistência dos povos indígenas com a chicha como uma possibilidade antirracista.
Palavras-chave : Decolonialidade; educação para as relações etnicorraciais; ensino de biologia; pedagogia decolonial.