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Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BRITO, Rodrigo Martins de  e  FRANCISCO, Marcos Vinicius. PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS E VIOLÊNCIA ESCOLAR: (DES)ENCONTROS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM MUNICÍPIOS DO PARANÁ. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e22157.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22157.

Nesta pesquisa assumiu-se o objetivo de analisar os Projetos Político-Pedagógicos de escolas situadas no Vale do Ivaí, a fim de avaliar a articulação entre o componente curricular de Educação Física e os programas de combate às manifestações de violência da e na escola. Por meio da análise documental e com base nos pressupostos epistemológicos e ontológicos do materialismo histórico-dialético, analisaram-se os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de escolas estaduais que ofertavam o Ensino Fundamental II e/ou Médio vinculadas aos municípios de Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lunardelli e São João do Ivaí, além dos programas/projetos assumidos pelas unidades escolares das respectivas cidades paranaenses. Explicitou-se por meio dos resultados que, por mais que os PPP das escolas revelem que foram construídos a partir dos princípios da gestão democrática, não foram identificados elementos que confirmem o envolvimento da comunidade escolar nas ações propostas. Apenas dois documentos trouxeram à tona, ainda que de forma incipiente, conexões do componente curricular de Educação Física com o enfrentamento da violência escolar. E, no que tange às distintas dimensões da violência, quando aludidas, são mencionadas estratégias generalistas, obliterando-se os fundamentos e desdobramentos para problematizá-las e combatê-las.

Palavras-chave : educação física; projeto político-pedagógico; programas de enfrentamento; violência escolar..

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