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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
DUARTE, Patrick Marinho e ARAUJO, Ulisses Ferreira de. AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: ORIGENS, CONCEITOS, NOMENCLATURAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e23287. Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23287.
Ao longo da história, os conceitos de competência e habilidade têm sido construídos sob diferentes perspectivas teóricas. Embora esses conceitos muitas vezes venham sendo utilizados de forma errônea como sinônimos, conhecendo os diferentes vieses dos campos da psicologia, da administração e economia e da educação, buscamos compreender os constructos teóricos que os sustentam e que deram origem ao uso dos termos competências e habilidades como prefixos acrescidos dos sufixos “não cognitivas”, “socioemocionais”, “para a vida” e “para o século XXI”. Nesse contexto, assumindo o enfoque teórico, o presente artigo tem como objetivo elucidar os pontos de vista teóricos e apresentar as perspectivas envolvidas no emprego destas nomenclaturas. Para isso, parte da conceituação dos termos competência e habilidade e seus desdobramentos, passando pela psicologia da personalidade e pela crítica ao uso do modelo Big Five (ALMUND et al. 2011) como constructo teórico para definir esses termos, finalizando com a apresentação dos conceitos e a busca de convergências nas definições e perspectivas dos diferentes agentes envolvidos: UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO, 2000), CASEL - Collaborative to Advance Social and Emotional Learning (PAYTON et al. 2008) e P21 - Partnership for 21st Century Learning (P21, 2009).
Palavras-chave : competências socioemocionais; habilidades socioemocionais; habilidades para o século XXI; habilidades para a vida; três “Es”..