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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
MARTINS, Débora Borges e RODRIGUES, Adriana. PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: A TRÍADE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E LINGUAGEM. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e22350. Epub 16-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22350.
O presente texto é fruto de uma pesquisa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube) vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Buscamos, por meio da pesquisa, defender um espaço de Educação Infantil com propostas didáticas que levem em consideração: a brincadeira, a criatividade e a linguagem. Ao aprofundarmos na temática, compreendemos que é preciso romper com a dualidade do vir a ser e do assistencialismo, reconhecendo a criança como “sujeito de direitos”, considerando as suas condições e as particularidades do psiquismo. Desta maneira, o presente texto tem como objetivo evidenciar a importância da brincadeira, da linguagem e da criatividade no contexto da Educação Infantil, com aporte teórico da perspectiva Histórico-Cultural. A pesquisa bibliográfica e documental buscou, por meio de fichamentos de leituras, organizar quadros, tabelas, resumos, anotações pessoais e assim estabelecer relações entre a tríade: linguagem, brincadeira, criatividade e contribuir com propostas didáticas para a Educação Infantil considerando a legislação vigente. Concluimos que os princípios da Teoria Histórico-Cultural contribuem para uma prática intencional que valoriza a infância em suas diferentes linguagens, reconhecendo uma ação intervencionista e o respeito às singularidades.
Palavras-chave : brincadeira; criatividade; linguagem; Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil..