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Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MIGUEL, Anivaldo Sérgio  e  SILVA, Natalino Neves da. CONSELHO DE CLASSE, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PARTICULAR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e22637.  Epub 16-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22637.

Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou investigar silenciamentos, apagamentos e invisibilidades relacionados à formação para a diversidade étnico-racial nos atos deliberativos do conselho de classe e nas práticas de ensino. Para tal, foi selecionada uma escola particular em Varginha, em Minas Gerais, que oferta, dentre outros níveis, o ensino médio, foco deste estudo. Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão de literatura, observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental. Os resultados alcançados apontam que, para a efetivação da Lei nº. 10.639/03 (atualizada pela Lei nº. 11.645/08) e das suas Diretrizes, é imprescindível que tanto as deliberações do conselho quanto a realização das práticas de ensino sejam pautadas em processos democráticos, participativos e antirracistas.

Palavras-chave : conselho de classe; educação das relações étnico-raciais; ensino médio..

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