Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
OLIVEIRA, Renato José de; MENEZES, Andrea Penteado de; ALVES, Cristina Nacif e AMARAL, Daniela Patti do. Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.78-96. ISSN 2176-6681.
Retrata estudo de caso feito em uma escola pública municipal, no Rio de Janeiro, a respeito da visão de ética dos alunos de oitavo e nono anos. O objetivo foi traçar um perfil que sirva de orientação para investigações posteriores que tenham como objeto o trabalho com a ética no ensino fundamental. O estudo foi balizado pelas contribuições teórico-metodológicas de Perelman e Olbrechts-Tyteca, complementadas pelos aportes de Meyer, autores do campo da argumentação. A principal conclusão é a de que, entre os sujeitos pesquisados, a heteronomia predomina sobre a autonomia, sugerindo que a visão de ética assume um perfil conservador.
Palavras-chave : Visão de Ética; Ensino Fundamental; Argumentação; Heteronomia.