Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
SOUZA, Jaqueline Aparecida de e PAIXAO, Jairo Antônio da. A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino médio. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.399-415. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/333612962.
Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional
Palavras-chave : prática pedagógica; professor; Educação Física.