Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
GONZALEZ GARCIA, Javier. As habilidades de comunicação no início da alfabetização. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.416-438. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/335613105.
O artigo aborda a evolução dos processos de construção conjunta de conhecimento de escrita entre uma professora e seus alunos quando resolvem, coletivamente, diversas tarefas provenientes do enfoque construtivista e significativo da linguagem escrita. A análise parte de um estudo longitudinal nos dois primeiros anos do ensino pré-escolar, sendo filmadas doze tríades de alunos a cada trimestre. A investigação foca na forma como as crianças constroem suas próprias ideias sobre a escrita a partir da experiência que vão adquirindo e do contato mais direto e orientação fornecida pela escola. Para isso, fornecemos diferentes sequências discursivas que mostram como a criança adota diferentes estratégias. A partir dessa perspectiva, analisamos o papel do professor como orientador de seus alunos, promovendo a aprendizagem em sua zona de desenvolvimento proximal de forma que contribua de acordo com o nível cognitivo do aluno. Quanto maior o nível do aluno, maior será a responsabilidade que deverá ser concedida a ele.
Palavras-chave : alfabetização; discussão; observação; construtivismo social; educação básica.