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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
GUSMAO, Joana Buarque de e RIBEIRO, Vanda Mendes. A política educacional do Acre e os resultados do Ideb. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.472-489. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/277933621.
Apresenta resultados preliminares de pesquisa que investiga se as políticas educacionais do Acre explicam o crescimento do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e se houve ampliação da equidade na rede de ensino. Compartilham-se aqui a descrição e a análise de parte das informações coletadas sobre a política educacional acreana. Os achados indicam a chegada de novos atores ao poder, que formularam políticas após diagnóstico e análise de testes padronizados. Depoimentos denotam que tais políticas são fruto de estratégia de planejamento, além de terem inserido a escola e a aprendizagem no centro de ações de valorização do professor, melhoria da infraestrutura das escolas, respeito à identidade acreana e fortalecimento da cooperação entre estado e municípios.
Palavras-chave : política educacional; qualidade da educação; Ideb..