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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
ROSA, Milton e OREY, Daniel Clark. Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.191-210. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3939.
Este artigo teórico tem como principal objetivo refletir sobre os diversos pontos de vista abordados em nossa pesquisa em curso sobre a etnomatemática e suas conexões com a subversão responsável de sua ação pedagógica. Discutimos ideias, procedimentos e práticas matemáticas relacionadas às abordagens antropológicas - êmica (local/de dentro) e ética (global/de fora) - a fim de compreender a abordagem dialógica (êmica-ética/glocal), que é essencial ao desenvolvimento de pesquisas em etnomatemática. Os pesquisadores identificaram que, por décadas, esse aspecto tem sido teorizado em pesquisas antropológicas, contando com as abordagens êmica, ética e dialógica como fonte de um maior entendimento das ideias, dos procedimentos e das práticas matemáticas desenvolvidas em contextos diversos. Nossa análise revela uma necessidade de cooperação entre as ações pedagógicas inovadoras e o currículo matemático existente para que ideias, procedimentos e práticas matemáticas sejam compreendidos. Esperamos que este artigo contribua para um entendimento holístico das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas por membros de grupos culturais distintos.
Palavras-chave : ação pedagógica; etnomatemática; subversão responsável.