Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
BARROS, João Luiz da Costa; CAMPOS, Márcia Zendron de; TEIXEIRA, Denilson de Castro e CABRAL, Breno Guilherme de Araujo Tinoco. Reflexões sobre o nível de conhecimentos específicos dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Enade 2014. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.99-119. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4374.
Este artigo retoma achados publicados no Relatório de Área: Educação Física (licenciatura) do Enade de 2014, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e discute a qualidade da formação, com foco nos resultados do desempenho dos alunos nos itens do componente específico. O texto foi estruturado em três eixos: o primeiro diz respeito à contextualização da formação docente na perspectiva das diretrizes curriculares que a norteiam. Este favorece as análises das questões objetivas no segundo eixo e das questões discursivas no terceiro. Os resultados indicaram que, de forma geral, os estudantes apresentaram baixo desempenho no componente de formação específica, sobretudo nas questões discursivas, o que foi semelhante nas cinco grandes regiões brasileiras. Tais resultados suscitam inquietações sobre o valor dessa formação inicial e a atuação do profissional docente.
Palavras-chave : avaliação de desempenho discente; Educação Física; relatório de pesquisa.