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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
FERREIRA, Liliana Soares; MACHADO, Célia Tanajura; MARASCHIN, Mariglei Severo e DE TONI, Dulcineia Libraga Papalia. Políticas educacionais e os impactos sobre processos educativos nos cursos de Pedagogia: uma análise. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.258, pp.295-312. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4635.
Neste artigo de revisão, consideram-se as políticas públicas educacionais atinentes ao processo educativo dos pedagogos, antes e depois de seu ingresso como professores da infância na escola, e as relações com os cursos de Pedagogia em sua historicidade. Os aspectos metodológicos foram orientados por princípios de sistematização, o que implicou: a) investigação sincrética com base em pesquisa bibliográfica; b) análise dos dados produzidos com elaboração de categorias; c) síntese dialógica acerca do estudo. Desse percurso de pesquisa, resultaram duas sequências argumentativas que se complementam e expressam a questão central: a primeira aborda a Pedagogia no contexto das políticas educacionais brasileiras; e a segunda sustenta que os pedagogos são trabalhadores cuja característica da atividade advém da Pedagogia, entendida como ciência da educação, e esse deve ser o elemento principal no curso.
Palavras-chave : curso e currículo; Pedagogia; políticas públicas em educação.