Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. Leitura literária e aula de língua: notas para uma abordagem aplicada. LTP [online]. 2010, vol.28, n.55, pp.55-60. ISSN 2317-0972.
Este artigo retoma a questão da disciplinarização do texto literário e da leitura literária pela prática escolar, ou seja, os modos com que passam a integrar historicamente a ordem de uma disciplina escolar - língua portuguesa (e, em alguns casos, a disciplina literatura) -, o que implica considerar os projetos curriculares que materializam as finalidades da escola e do ensino de língua/literatura, além dos modos com que esses projetos ganham corpo no contexto específico da prática didática. O foco nesses aspectos complementares permite levantar algumas hipóteses sobre as possibilidades didáticas de tratamento da leitura literária na escola brasileira da atualidade.
Palavras-chave : Aula de Língua; Leitura Literária; Texto Literário.