Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
SCHROEDER, Silvia Cordeiro Nassif. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.77-85. ISSN 2317-0972.
Este trabalho propõe uma análise crítica das práticas artísticas na Educação Infantil. Ancorado na concepção de desenvolvimento humano de Vigotski e na concepção de linguagem de Bakhtin, discute algumas questões que se tornam relevantes quando se toma a arte efetivamente como uma forma de linguagem. Entre os pontos levantados, destacam -se as discussões sobre a importância das interações sociais e das questões de significação no trabalho com arte. A partir dessa análise, é possível pensar em caminhos mais integradores para a arte nesse contexto educativo, nos quais as linguagens artísticas sejam abordadas em total cumplicidade com as questões mais fundamentais do processo educacional.
Palavras-chave : Linguagens Infantis; Arte -Educação; Educação Infantil.