Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
SILVEIRA JUNIOR, Célio da; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro e MACHADO, Andréa Horta. Livro didático de ciências e a mediação da leitura de seus textos em sala de aula. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.53-69. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0053.
Muito, e de há muito, e sob diversos enfoques se tem falado sobre o livro didático. No entanto, há poucos trabalhos que problematizem os aspectos relacionados à linguagem dos livros didáticos e seus usos no espaço escolar. Mesmo com a democratização do acesso ao livro didático, a dúvida recai sobre a sua utilização em sala de aula. Considerando essa problemática, parte-se da concepção de linguagem como produtora de sentidos para discutir a relação que se estabelece entre o livro didático de ciências (LDC) e a mediação pedagógica das leituras de seus textos em sala de aula. Discorre-se sobre as características do LDC, sobre as demandas que essas características impõem às práticas de leitura, e analisa-se o desenvolvimento de uma mediação específica. Objetiva-se, assim, contribuir para o debate sobre essas questões, voltando a atenção para os usos do texto didático na sala de aula por meio de leituras mediadas pelo professor.
Palavras-chave : Livro Didático de Ciências; Leitura; Mediação Pedagógica.