Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
ROSEMBERG, Fúlvia e AMADO, Tina. Mulheres na escola. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.80, pp.62-74. ISSN 0100-1574.
Do total de mais de seiscentos artigos publicados em toda a coleção dos CP até o presente, há dois artigos de autoria feminina para cada artigo de autoria masculina, excluindo os que foram produzidos coletivamente por integrantes de ambos os sexos. (De fato, não só na produção sobre educação, mas no sistema de ensino e na socialização das crianças em geral, a presença feminina é majoritária e notória) No entanto, pouquíssimos artigos integram a perspectiva de análise das relações de gênero ao discutirem a educação. Este texto reflete sobre as relações entre a produção publicada nos CP sobre mulher e educação e a presença feminina nas questões educacionais.
Palavras-chave : Mulheres; Estereótipos; Relações de Gênero; Professoras; Mercado de Trabalho.