Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.80, pp.100-105. ISSN 0100-1574.
A avaliação muitas vezes é confundida com aplicação de testes ou provas, mesmo por pessoas que integram o contexto educacional e que nem sempre consideram a complexidade apresentada pelo quadro avaliativo em Educação. O assunto costuma ser objeto de controvérsias, sobretudo pela carência de uma teoria geral da avaliação. Sua primeira dimensão, centrada no estudante, procura verificar aspectos diversos: cognitivo (formativo e somativo) e não cognitivo (atitudes, interesses e aptidões), usando instrumentos vários (norma e critério), com formatos os mais variados. Essa avaliação, as vezes realizadas com extremas ligeireza, tem as suas implicações: aprovação, reprovação e evasão escolar.
Palavras-chave : Avaliação da Educação; Acesso ao Ensino Superior; Rendimento Escolar; Educação de adultos; Cadernos de Pesquisa.