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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural?. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.86, pp.65-73. ISSN 0100-1574.
O agrupamento das escolas rurais em torno de novos núcleos, com o fim da multisseriação e com a oferta de melhores condições de ensino, iniciou-se em São Paulo em 1989, tendo obtido rápida adesão de grande parte dos municípios. O artigo descreve o processo de discussão e de implantação desses agrupamentos, com as suas características técnicas, dentro do contexto social, econômico e político do estado de São Paulo. Também são descritas resumidamente as experiências internacionais nesse campo, e comparadas á experiência paulista. As vantagens e desvantagens do processo são analisadas sob a ótica da oferta de ensino para a população rural, bem como dos problemas encontrados e das possíveis formas de sua superação. Conclui-se que o processo apresenta um grande potencial de melhoria das condições de ensino para a população rural, mas requer cuidados especiais sob vários aspectos.
Palavras-chave : Políticas Públicas; Educação Rural; Agrupamento de Escolas.