Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
CANEN, Ana. Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.89-107. ISSN 0100-1574.
O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.
Palavras-chave : Competência Pedagógica; Educação Multicultural; Perspectiva Intercultural Crítica; Formação de Professores .