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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
BIRGIN, Alejandra. Novas regulações do trabalho docente: o caso da reforma Argentina. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp.95-113. ISSN 0100-1574.
Este trabalho procura trazer um olhar sobre os novos modos de regulação do trabalho docente que se construíram no contexto da reforma argentina, atravessados pelas mudanças do mundo do trabalho e do papel do Estado. Assim, no imaginário docente se articulam hoje diversos elementos que por muito tempo foram considerados antitéticos: as tradições vocacionais e de trabalho feminino estão permeadas pelas premências decorrentes da posição de trabalhador(a) diante da precariedade dos empregos e da estabilidade ameaçada. Ao mesmo tempo, a partir da tradição igualitária, encontram-se resistência aos mecanismos de competitividade de mercado e sua incorporação no espaço da educação pública. Desse modo são produzidas profundas rupturas no imaginário docente que, desde a ética republicana, dava conta de um projeto comum.
Palavras-chave : Professores; Argentina; Mulheres; Trabalho.