Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
BARRIOS-TAO, Hernando; DIAZ, Vianney e GUERRA, Yolanda M.. PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO PERANTE OS DESENVOLVIMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07767. Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147767.
A inteligência artificial reconfigura entornos sociais, práticas educacionais e vidas humanas, e seus desenvolvimentos mobilizam vozes defensoras e detratoras. O objetivo é interpretar possibilidades, riscos e oportunidades da inteligência artificial para os propósitos da educação, mediante uma hermenêutica analógica que estabeleça um equilíbrio entre dois extremos interpretativos: univocidade e equivocidade. Os resultados indicam impactos da inteligência artificial na visão humanista, a autonomia, a equidade, a formação integral e o próprio direito à educação. Uma compreensão equilibrada mitiga riscos e aproveita possibilidades desses desenvolvimentos para os propósitos educacionais, com a visão de que ainda estão em processamento e demandam novas indagações.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO; INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; HUMANISMO.