Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
OLIVER-BARCELO, Mar; FERRER-RIBOT, Maria e MOREY-LOPEZ, Mercè. MULTICULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08865. Epub 03-Jun-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053148865.
Este estudo explora a educação artística nos currículos de educação infantil em dez países - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua e República Dominicana - a partir das teorias da pedagogia crítica e do multiculturalismo. Para esse fim, foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo dos currículos e 25 entrevistas com especialistas. Os resultados indicam que a abordagem multicultural está geralmente presente nos currículos latino- -americanos, mas, apesar disso, em muitos casos não é transferida para o campo artístico. É proposto incorporar o trabalho com valores na educação artística e fortalecer o conceito de identidade híbrida e diversificada; para isso, é necessário reforçar a formação de professores.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO ARTÍSTICA; CURRÍCULO; EDUCAÇÃO INTERCULTURAL.