Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
SANTOS, Maria Helena; CRUZ, Eduardo Ferreira e MARQUES, António Manuel. GÊNERO E PRÉ-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE HOMENS EDUCADORES DE INFÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08974. Epub 08-Ago-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053148974.
Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; HOMEM; MASCULINIDADE.