SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA COMUNIDADES RURAIS: CONQUISTAS E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIORELAS SÃO A MAIORIA DO VOLUME DE JOGADORES, MAS NÃO PROGRAMAM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ARAUJO, Filipa Pereira  e  PALMEIRAO, Cristina. ERASMUS+: UM ESTUDO DA ROTA DAS PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09778.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149778.

A investigação doutoral em curso apresenta como principal objetivo identificar/classificar a natureza das práticas pedagógicas utilizadas e competências desenvolvidas por via do European Action Scheme for the Mobility of Students (Erasmus+) no ensino secundário. Metodologicamente, recorremos ao método qualitativo, focado na pesquisa exploratório-descritiva, por análise de conteúdo, de um corpus de 12 artigos, com recurso ao software NVIVO11. As conclusões prelimi-nares revelam que esse programa tem vindo a construir trajetos e práticas de inovação pedagógicos sustentados em pedagogias e metodologias ativas, com particular enfoque nas aprendizagens essenciais e na educação intercultural. A máxima é aprender uns com os outros e, em conjunto, aprender a viver juntos e a tornarem-se cidadãos para o mundo.

Palavras-chave : ERASMUS+; EDUCAÇÃO; INOVAÇÃO PEDAGÓGICA; COMPETÊNCIAS.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )