Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
UBERTI, Luciane. Intencionalidade educativa. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1223-1242. ISSN 0100-3143.
Este artigo problematiza uma forma de racionalidade intencional própria à tarefa educativa, na medida em que a configuração de determinadas projeções é imprescindível ao funcionamento da instituição escolar. Para analisar a forma pela qual tal campo de poder-saber configura tais projeções, e lida com as impotências que lhe são imanentes, este trabalho se utiliza dos estudos de Michel Foucault e de Gilles Deleuze, especialmente aqueles referentes à crítica ao pensamento da representação. Neste sentido, trata-se de analisar o discurso retratado no projeto político-pedagógico da Escola Cidadã, implementado em Porto Alegre, o qual conjuga conhecimentos dotados de valor de verdade no campo de saber da educação na atualidade.
Palavras-chave : Intencionalidade; Representação; Saber.