Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
VASQUES, Carla K. e BAPTISTA, Claudio Roberto. Transtornos globais do desenvolvimento e escolarização: o conhecimento em perspectiva. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.665-685. ISSN 0100-3143.
O presente artigo aborda a escolarização de sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) a partir de 107 teses e dissertações produzidas no período entre 2000-2012, das diretrizes inclusivas e da hermenêutica-filosófica. Considerando os temas abordados, as questões recorrentes, as lacunas e as epistemologias, são analisadas as concepções de TGD, de escola e escolarização. Como resultados: o incremento dos estudos; a proliferação dos sentidos sobre estes alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo, o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, no âmbito das pesquisas ainda persiste a noção do diferente como desigual.
Palavras-chave : Educação Especial; Escolarização; Transtornos Globais do Desenvolvimento; Estado do Conhecimento.