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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
GARCIA, Alexandra e RODRIGUES, Allan. Existir é Ordinário: mapas de resistências nos currículos e na docência. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84915. Epub 06-Set-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623684915.
Diante das palavras docência, currículo e escola hoje, o verbo resistir soa como premissa incontornável às possibilidades de formas sociais mais justas, democráticas e solidárias. Partindo de resultados de pesquisas quanto à produção dos currículos e à formação docente, buscamos, através de narrativas docentes, mapear movimentos de resistência do público e do comum em práticas cotidianas. Argumentamos que as formas de resistência não se produzem, necessariamente, como respostas às lógicas hegemônicas e às pautas de redução da vida aos interesses econômicos. Resistir, no diálogo que estabelecemos com autores do campo da filosofia, das novas epistemologias e dos estudos do cotidiano, implica na produção comum e cotidiana das formas de existir.
Palavras-chave : Cotidianos; Currículos; Práticas Docentes.