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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
SOUZA, Sirleine Brandão de. Os Campos Político e Acadêmico e o Discurso Sobre Educação Especial. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e97373. Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623697373.
Objetivou-se analisar e discutir permanências e rupturas na identidade da educação especial e a estreita relação entre o campo acadêmico e as políticas educacionais. Recorreu-se às contribuições de Pierre Bourdieu, especificamente os conceitos de linguagem e campo e como metodologia à análise das narrativas produzidas em publicações da Revista Brasileira de Educação Especial. Concluiu-se que a relação entre esses campos reflete a busca incessante de um conjunto de pesquisadores para precisar com maior cuidado o campo da educação especial e a coexistência temporal de perspectivas afins, distintas e antagônicas, configurando ao campo uma identidade multifacetada, refletindo o movimento contraditório da sociedade e das políticas sociais.
Palavras-chave : Educação Especial; Política Educacional; Necessidades Educacionais Especiais; Público-Alvo da Educação Especial; Produção de Conhecimento.