Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
VARGAS, Diego da Silva e SOUZA, Alice Moraes Rego de. Discursos na Institucionalização do Ensino de Espanhol em Niterói/RJ. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e108008. Epub 24-Maio-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236108008.
O artigo problematiza o currículo como espaço de poder e de produção de subjetividades comprometido com diferentes projetos de formação básica, partindo do processo de institucionalização do ensino de Espanhol na rede municipal de Niterói/RJ - situado no cerne de conflitos discursivos. Para tal, articula-se a visão discursiva de linguagem à perspectiva cartográfica, com vistas a mapear o processo de significação do ensino de uma língua estrangeira em meio a políticas linguísticas e cognitivas. As análises dedicam-se ao referencial curricular, ao livro didático e à avaliação e evidenciam um embate entre visões de (ensino de) língua, das estruturais às utilitaristas, voltadas à formação para o mercado.
Palavras-chave : Currículo; Avaliação; Ensino de Espanhol; Políticas Cognitivas.