Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
BOAVENTURA, Erick Fonseca; TONINI, Adriana Maria; ANTUNES, João Batista Rafael e MADEIRA, Felipe Rodrigues. A Formação Pedagógica de Professores Engenheiros da EPTNM. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e119607. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01.
Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resultados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós-graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a formação do professor engenheiro.
Palavras-chave : Formação Pedagógica; Professores Engenheiros; Educação Profissional Técnica de Nível Médio.