Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
CARNEIRO, Erica Mariosa Moreira; SOSA, Maria Clara Rodriguez e ARNT, Ana de Medeiros. A Ciência e os Conhecimentos da ‘Cidade Invisível’. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124635. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236124635vs01.
Neste artigo, analisa-se os apagamentos de cultura popular, em prol do conhecimento científico, a partir da série Cidade Invisível. Para tanto, a série é analisada com ferramentas conceituais de Michel Foucault e Ailton Krenak. A série estreou em 2020 em uma plataforma de streaming e versa sobre lendas brasileiras vivendo em uma comunidade do Rio de Janeiro. A invisibilidade refere-se à inexistência das personalidades no mundo racional, bem como ao contexto da vivência periférica. Os contrapontos entre conhecimento popular e científico são construídos na narrativa, trazendo elementos de histórias brasileiras, sem se pretenderem, simultaneamente, fiéis às suas produções culturais.
Palavras-chave : Humanidade; Divulgação Científica; Conhecimento Popular; Conhecimento Científico; Cultura Brasileira.