Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SOUZA, Elaine de Jesus; SILVA, Joilson Pereira da e SANTOS, Claudiene. Diversidade sexual e homofobia na escola: (des)conhecimento e vivências de docentes. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.111-138. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10160.
A diversidade sexual que permeia a escola sofre inúmeros preconceitos e discriminações em decorrência da heteronormatividade. A carência de abordagem das temáticas sexualidade e gênero na formação docente dificulta a inclusão da diversidade sexual na escola e a desconstrução da homofobia. Essa pesquisa qualitativa objetivou analisar as concepções de educadores/as acerca da diversidade sexual e da homofobia na escola. Para tanto, empregou-se o método de análise de conteúdo categorial temática. Os resultados evidenciaram lacunas no conhecimento dos/as docentes acerca da diversidade sexual e das distintas faces da homofobia. Assim, salienta-se a imprescindibilidade de mudanças curriculares e ações pedagógicas que ampliem os conhecimentos dos/as educadores/as sobre essas temáticas.
Palavras-chave : Diversidade; Homofobia; Docentes.