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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
BORGES, Elisabete Ferreira e ARAUJO, José Carlos Souza. Educação profissional, dualidade estrutural e neoprodutivismo. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e16002. Epub 13-Set-2019. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id16002.
Reconstruir a trajetória a respeito da dualidade entre o ensino profissional e o ensino médio no Brasil, no decorrer do período republicano, através do referencial teórico-neoprodutivista, constitui-se o objetivo principal deste artigo. Tal referencial tem, como princípio, a dialética, e inclui, quanto à metódica, dois movimentos interligados: a pesquisa bibliográfica e a documental. A dualidade estrutural do sistema de ensino continua configurando trajetórias e finalidades com padrões diferenciados de ensino para classes sociais distintas. Nesse sentido, há o predomínio do neoprodutivismo como referencial teórico da organização atual do sistema de ensino. O desafio que se coloca, atualmente, é o de reverter essa situação buscando o resgate da dignidade de milhares de seres humanos condenados à marginalidade das conquistas que a humanidade conseguiu através do capital e do desenvolvimento científico e tecnológico.
Palavras-chave : Educação média; Educação profissional; Dualidade estrutural; Neoprodutivismo.