Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
ROSA, Chaiane de Medeiros; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos e MENDES, Heloisio Caetano. O desempenho dos estudantes do curso de Matemática de uma instituição pública de educação superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17053. Epub 19-Set-2019. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15148.
Este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes dos cursos de Matemática − licenciatura e bacharelado − da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia, que ingressaram em 2014, ao longo do período regular para integralização do curso, que é de oito semestres. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, com consulta aos históricos escolares dos estudantes. E, considerando os dados obtidos, foi feita uma análise de três principais indicadores, quais sejam: média global, desempenho nas disciplinas específicas de cada modalidade, e desempenho nas quatro disciplinas com pior rendimento acadêmico. No mais, foi realizada pesquisa bibliográfica, especialmente sobre sucesso, fracasso escolar e reprovação, o que serviu de subsídio para a análise dos dados. Como resultado, este estudo mostrou um superior desempenho dos estudantes do bacharelado, que, mesmo tendo decrescido sua média global durante o curso, apresentaram resultados superiores aos da licenciatura na maior parte do período analisado.
Palavras-chave : Desempenho acadêmico; Matemática; Educação superior; Universidade Federal de Goiás.