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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
GONCALVES, Josiane Peres e EGGERT, Edla. Estruturadas X desestruturadas: percepções de família entre profissionais da educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18034. Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18034.
Em âmbito escolar, é comum ouvir comentários acerca de famílias “estruturadas” ou “desestruturadas”, surgindo a necessidade de entender essa realidade, buscamos compreender o que os profissionais da educação querem dizer quando utilizam o termo “estrutura” ou “desestrutura” familiar. O referencial teórico baseia-se em pesquisas de Colus e Lima (2007), Lazzari (2014), Moreira e Toneli (2014), entre outros, que abordam sobre essas temáticas. A coleta de dados foi realizada em três municípios sul-mato-grossenses com um total de seis mulheres, sendo três docentes e três gestoras escolares. Os resultados evidenciam que família “estruturada” é vista como o modelo tradicional, composto por pai, mãe e filho/s, enquanto que todas as outras configurações familiares são vistas como “desestruturadas”. Contudo, problematizamos que o que caracteriza a desestrutura familiar são atitudes e comportamentos, ou a não garantia de segurança e proteção a todos os membros, não havendo relação direta com as diferentes formas de arranjos familiares.
Palavras-chave : Configurações familiares; Proteção; Desestrutura familiar; Educação escolar.